Espanha: Partido vencedor pede que o deixem governar

 


O presidente do Partido Popular (PP, direita) de Espanha pediu, nesta segunda-feira, aos outros partidos espanhóis que o deixem formar Governo, apesar de ter vencido as legislativas deste domingo sem maioria absoluta, e que não se crie um "bloqueio".

Alberto Núñez Feijóo afirmou que como líder do "partido mais votado" vai "abrir o diálogo" de imediato com outros partidos que elegeram deputados e "tentar formar Governo", "de acordo com os resultados eleitorais e a vitória eleitoral" do PP.

O líder do PP, que falava aos militantes que se concentraram na ontem em frente da sede do partido em Madrid, insistiu que essa foi "a vontade expressa pelos espanhóis” e pediu que "ninguém tenha a tentação de voltar a bloquear Espanha”.

"A anomalia de não governar o partido mais votado só tem como alternativa o bloqueio”, sublinhou Feijóo, que considerou que esse cenário "não beneficia Espanha” e prejudica "o prestígio internacional” do país, "a quarta economia da zona euro”.

O presidente do PP pediu "expressamente” ao partido socialista (PSOE, do actual Primeiro-Ministro, Pedro Sánchez) para não bloquear a formação de um novo Governo e sublinhou que em Espanha sempre governou o líder do partido mais votado.

Feijóo, que foi presidente do Governo Regional da Galiza entre 2009 e 2022 e assumiu a liderança do partido em Abril do ano passado, sublinhou ontem que os populares não ganhavam umas eleições legislativas nacionais em Espanha há sete anos.

"Superámos o Partido Socialista em votos e lugares no Parlamento", afirmou, sublinhando que o PP venceu em 40 dos 52 círculos eleitorais de Espanha.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem