O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse, sábado, que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, pode visitar a Turquia em Agosto .
"Continuamos a manter conversas com a Rússia e a Ucrânia sobre trocas de prisioneiros. O Sr. Putin vai visitar a Turquia no próximo mês. Teremos novamente a oportunidade de uma discussão individual sobre essa questão. Também continuarei a ter conversas telefónicas com ele no próximo período”, disse o Presidente turco após conversas com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky que visitou Istambul, a semana passada.
Erdogan disse que "a questão das trocas de prisioneiros é uma das prioridades da agenda actual".
"Tanto discutiremos essa questão por telefone (com Putin) também. Espero que alcancemos resultados em breve", disse Recep Erdogan.
O canal de televisão A-Haber informou, na sexta-feira, que Erdogan, após conversas com o Presidente ucraniano, poderia realizar uma reunião com Putin. A reunião não aconteceria necessariamente na Turquia, mas os líderes se reuniriam pessoalmente, disse o relatório.
Os Presidentes da Rússia e da Turquia falam regularmente por telefone. Os dois falaram pela última vez a 24 de Junho.
Yury Ushakov, assessor de política externa do Presidente russo, disse a repórteres, a 16 de Junho, que os preparativos para a visita de Putin à Turquia ainda não haviam começado, pois nenhuma data para a visita havia sido definida. Mas Ushakov disse que Erdogan tinha feito um convite a Putin para visitar Istambul e os dois presidentes concordaram que Putin viajaria para Istambul ou Ancara para a próxima reunião.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os dois Presidentes poderiam se reunir num futuro próximo, mas a data da reunião ainda não havia sido determinada.
Tags
Mundo