Banco Mundial perspectiva crescimento global da economia para 2%

 

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, anunciou, segunda-feira, em Washington, que a instituição que dirige vai subir em três décimas a perspectiva de crescimento mundial para 2 por cento, após o fim dos bloqueios na China devido à pandemia.


David Malpass disse em conferência de imprensa, antes das abertura das Reuniões Primavera-2023, que o Banco Mundial prevê uma subida do crescimento global da economia, provocada pelo consumo em níveis superiores ao esperado nos Estados Unidos e na Europa.

"É uma revisão em alta, em parte, devido às melhores perspectivas na China, após os bloqueios serem levantados”, adiantou.

Segundo a Lusa, a China deve crescer 5,1 por cento este ano, oito décimas acima do valor estimado em Janeiro. O aumento da previsão está também ligado ao crescimento global, com o consumo em níveis superiores ao esperado.

Outro dos principais desafios, conforme apontou Malpass, é o novo paradigma financeiro derivado do fim das taxas de juro do tipo 0 e dos efeitos colaterais de falências como a do Silicon Valley Bank.

Estas vão ser as últimas reuniões de Malpass à frente do Banco Mundial, depois de, recentemente, ter anunciado que vai abandonar o cargo no final de Junho.

As Reunião de Primavera-2023, do Grupo do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que decorrem sob o lema "Reformulando o Desenvolvimento para uma Nova Era”, vão debruçar temas como "Superar dívidas e gerar crescimento", "Governar com eficiência em tempos difíceis", "Acelerar o desenvolvimento em tempo de crise global" e " Empoderar as mulheres em seu papel como empreendedoras e líderes".

Durante o evento vão ser, igualmente, debatidos temas relacionados com o "Poder do Capital Privado no Desenvolvimento Sustentável", "Promover Cadeias de Abastecimento Inclusivas e Sustentáveis", "Investir em Capital Humano para acelerar e transição verde".


Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem