O Petro de Luanda, com imensas dificuldades, empatou, ontem, a um golo diante do Wiliete SC, no Estádio 22 de Junho, no bairro Rocha Pinto, em jogo de abertura da 28ª jornada do Girabola'2022/23.
No desafio, a agremiação forasteira terminou a partida com menos um atleta, devido à expulsão de Lourenço Adriano. Do lado dos petrolíferos Gilberto marcou aos 50', depois dos visitantes inaugurarem a partida aos 12 minutos por Nelito
O meio-campista do Wiliete SC travou uma jogada de contra-ataque dos tricolores. Foi um desafio mexido, onde os forasteiros aguentaram a pressão dos anfitriões. Com a entrada de Carlinhos, os tricolores chegavam mais vezes à baliza do adversário, mas com falta de eficácia dos atacantes.
Apesar da igualdade, a formação do Eixo Viário conserva a liderança do Girabola, com 63 pontos. Esta tarde, vai torcer por uma derrota do 1º de Agosto diante do Sagrada Esperança, no Estádio 22 de Junho.
A formação do Wiliete, equipa sensação do Girabola, conserva provisoriamente o quarto lugar, com 47 pontos, e espera pela escorregadela do Interclube em Benguela para se manter no lugar.
O guarda-redes Nsesani, da Académica do Lobito, foi o homem do jogo por ter evitado várias situações de golo dos campeões nacionais.
Por outro lado, no dérbi de Benguela, Académica do Lobito e Grupo Desportivo Escolinha Isaac empataram, também ontem, a dois golos, no Estádio do Buraco. Na contenda, o conjunto forasteiro jogou com menos um atleta na parte final da etapa complementar, devido à expulsão do meio-campista Muller.
Quinho, do Escolinha Isaac, inaugurou o marcador, aos 67 minutos, mas num ápice Paizinho (70') restabeleceu a igualdade para a Académica. Depois da expulsão de Muller, a Quinho (86') desfez a igualdade, mas já no período de desconto Paizinho (90+7') empatou, após uma assistência de Márcio Luvambo na sequência de um contra-ataque rápido.
Com este resultado, a Académica mantém-se na oitava posição da tabela classificativa, com 35 pontos, enquanto a Escolinha conserva a 13ª, com 19.
Fonte: Jornal de Angola