Fashion Talk Angola cria estratégias para alavancar sector da moda


 
 
A primeira edição do Fashion Talk Angola, que acontece de 19 a 20 de Maio, em Luanda, visa à criação de estratégias para alavancar o sector da moda e contribuir para economia nacional, utilizando matéria prima local.

Promovido pela revista Chocolate, nesta primeira edição, serão realizadas conversas em mesa redonda sobre o estado da moda em Angola, principais dificuldades na obtenção de material, assim como servirá para criar parcerias com a indústria têxtil nacional.

Em conferência de imprensa, a directora da revista de moda Chocolate, Hilariana Domingos, que falava sobre os principais objectivos do Fashion Talk Angola-Missão Social 2030, salientou que se pretende reunir produtores criadores, representantes da indústria têxtil e estudantes da moda, com vista a incentivar e dinamizar o mercado nacional. Segundo Hilariana Domingos, criou-se uma parceria com o Instituto Superior de Moda, com a intenção de lançar a "próxima estrela da Moda”.

O evento contará ainda com desfile onde serão apresentadas cinco colecções dos estudantes finalistas da Faculdade de Moda situada no Kilamba, em Luanda, com mentoria de cinco criadores nacionais, nomeadamente Rose Palhares, Mariângela Almeida, Marith Joia, Iracema Matias e Dina Simão.

No certame serão também reveladas algumas roupas de estudantes feitas com material reutilizado e desfile de roupas de estilistas conceituados no mercado e exposição.

"Precisamos de nos unir para catapultar o sector e voltarmos a dinâmica anterior onde eram realizados com frequência os desfiles do” Moda Luanda”, "Angola Fashion Week”, "Angola Fashion Show”, " Moda solidária”, entre outros”.

Ainda durante o evento pretende-se seleccionar jornalistas que escrevam somente para moda e lançar a próxima estrela da Moda.

Por sua vez, a directora do Instituto Superior de Moda, Marith Joia, disse ser necessário haver vontade política, económica e factores sociais que possam influenciar no crescimento da moda em Angola. Na sua opinião, a formação deve estar no  mesmo nível de desenvolvimento que as oportunidades de  trabalhar e comercializar os produtos , "senão de  nada adianta realizar formação e no final não ter local para trabalhar e vender os produtos”.

A organização tem agendados oradores para o evento como Karina Barbosa, Dina Simão, Kayaya Junior, Jorge Amaral, entre outros.

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