Alunos morrem afogados durante aula nos Ramiros


Três alunos da Escola Técnica de Formação de Pescas (Cefopescas) morreram afogados, na sexta-feira, durante uma aula prática, no Distrito Urbano dos Ramiros, município de Belas, confirmou o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Félix Domingos informou que uma das vítimas, do sexo feminino, ainda foi resgatada com vida, mas acabou por sucumbir momentos depois no local, enquanto os corpos dos outros dois jovens foram removidos apenas ontem.

O incidente, referiu, ocorreu por negligência da escola, ao autorizar a realização de aulas práticas no mar sem o sistema de segurança para a protecção dos estudantes.

"Não se entende essa atitude da instituição, uma vez que no interior da mesma funcionam a Polícia Nacional e os Bombeiros, que poderiam auxiliar no processo e garantir a segurança dos alunos, mas nenhum desses serviços foi comunicado pela escola e o pior aconteceu”, lamentou.

A Cefopescas, inaugurada em 2020, tem à sua disposição, no Distrito Urbano dos Ramiros, um centro para albergar mais de 300 alunos no sistema de regime interno e uma média de mil estudantes externos.

O instituto tem capacidade para 1.836 estudantes, distribuídos em três turnos, o que permite a realização de todas as operações exigidas em barcos de pesca profissionais, controlo da navegação, organização e execução das actividades de extracção, conservação de pescado ou domínio do sistema de propulsão da embarcação.

Com nível básico, a escola tem capacidade para formar marinheiros-pescadores, contramestres pescadores, motoristas maquinistas práticos, assistentes de electricidade naval, electromecânicos de frio, auxiliares de processamento, manuseamento e conservação de pescado, auxiliares de carpintaria naval e auxiliares de soldadura.

O instituto aposta, também, em cursos profissionalizantes de curta duração.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem