Professores e enfermeiros recebem casas no município de Moçâmedes


Professores e enfermeiros das comunas do município de Moçâmedes, província do Namibe, estão agora melhor acomodados nas localidades onde exercem a actividade laboral, após terem beneficiado de residências do tipo T3, no quadro do Programa de Investimento Público (PIP).

As referidas moradias, entregues pelo governador do Namibe, Archer Mangueira, estão dentro do projecto de dar maior dignidade aos profissionais que trabalham fora da capital da província.

Na comuna do Bentiaba (em Tomé),150 quilómetros a norte de Moçâmedes, os quadros acima referenciados foram contemplados com dez residências do tipo T3, dos 200 fogos habitacionais erguidos de raiz.

No Bentiaba, está em reabilitação uma escola do ensino primário de nove salas de aula, das quais duas descontinuadas. O ensino nessa instituição, com 423 alunos matriculados, está assegurado por um total de 12 professores e uma auxiliar de limpeza.

Durante a digressão de três dias às comunas da Lucira, Bentiaba e Moçâmedes, Archer Mangueira entregou aos camponeses associados em cooperativas instrumentos de trabalho, com destaque para enxadas, catanas, machados e carrinhas de mão, além de fertilizantes.

Água e luz eléctrica

No município sede de Moçâmedes, o governador radiografou, igualmente, os sectores das Águas e da Energia, principalmente, nos bairros 5 de Abril, Bela Vista, Valódia I e Valódia II, onde avaliou os serviços de expansão das rede eléctrica.

Nessa altura, constatou-se, decorre a extensão de seis postes de transformação (PT) de 15.000/400 kVA, adquiridos pelo Governo Provincial. Um ramal aéreo e os postes de transformação estão em alinhamento.

Archer Mangueira visitou, ainda, o projecto de montagem de transformadores e travessas, cuja conclusão está prevista para dentro de um mês.

O responsável da empresa executora, Nunes Reis, explicou que essa obra está na ordem dos 70 por cento de execução, depois da montagem do transformador no bairro Valódia II e com a conclusão do ramal aéreo e de postes de transformação de 400 kVA.

A abertura de furos e consequente alinhamento de postes continuam, estando na ordem dos 50%, constatou-se. Também foram avaliados os trabalhos de continuidade na colocação de tubos para o fornecimento de água potável à população no Bairro Bela Vista.

Fonte: Jornal de Angola

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem