Google vai eliminar contas inactivas a partir de Dezembro










A Google procedeu nesta terça-feira (16) à actualização da sua política de inactividade para contas individuais, com vista a melhorar a segurança dos utilizadores. Entre as principais novidades da actualização está a redução do tempo de inactividade das contas, que passa a ser de dois anos no máximo, antes que a empresa decida eliminá-las definitivamente.

“A partir deste ano, se uma conta da Google não tiver sido usada ou conectada por pelo menos 2 anos, poderemos excluir a conta e o seu conteúdo, incluindo conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube e Google Fotos,” informou a empresa em comunicado.

A medida está em vigor a partir desta terça-feira, mas segundo a tecnológica o processo de eliminação de contas inactivas só terá início em Dezembro deste ano. A Google observa também que a nova política aplica-se exclusivamente às contas pessoais, não afectando por isso contas de organizações como escolas ou empresas.

A Google indica não haver razões para preocupações, pois, explica, o processo será realizado sem pressa e com base numa abordagem faseada, começando com contas que foram criadas e nunca mais utilizadas. A empresa assegura igualmente que antes de eliminar uma conta, enviará várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido)

Como manter a sua conta activa?

Segundo a Google, a maneira mais simples de manter uma conta Google activa é fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos. A actividade válida inclui acções como: ler ou enviar um e-mail, aceder ao Google Drive, assistir a um vídeo no YouTube, baixar um aplicativo na Google Play Store, efectuar uma pesquisa no Google Search ou ainda entrar em aplicativos ou serviços de terceiros utilizando a Google para efectuar o login.

No caso do serviço Google Fotos, as condições para que a conta seja considerada activa são ligeiramente diferentes. A empresa explica que o utilizador “precisará fazer login especificamente no Google Fotos a cada 2 anos para ser considerado activo, o que garantirá que as suas fotos e outros conteúdos não sejam excluídos”. Ainda assim, a Google enviará várias notificações antes de realizar qualquer acção neste tipo de contas.

Fonte: https://pti.ao/

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem