O troféu da 19ª edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro, "Tophy Tour 2023" chega a Luanda na próxima segunda-feira, de acordo com a programação da FIBA.
A taça que ficará na capital durante dois dias, vai passar pelas capitas dos 32 países que vão participar do certame que, pela primeira vez, será sediado por três países, Japão, Filipinas e Indonésia.
O Jornal de Angola apurou que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai divulgar o programa oficial nas próximas horas sobre as actividades agendadas, desde a chegada da comitiva da FIBA Mundo até o fim da visita.
Luanda será a quarta capital africana a receber o "Trophy Tour 2023", depois de Abidjan (Côte d'Ivoire), Praia (Cabo-Verde) e Cairo (Egipto). Depois de Angola a taça rumará para o Brasil, dia 25, antes de regressar para o continente africano, mais propriamente no Sudão do Sul, a 28 do corrente.
De acordo com informações do site oficial da competição, pela primeira vez na história, o troféu é feito quase inteiramente de ouro e tem gravado a lista de honra de todos os campeões mundiais, de 1950 a 19789.
Possui uma alça dourada com a escrita Federação Internacional de Basquetebol Amador (FIBA), designação oficial do período em referência. Estas características conferem-lhe um elevado sentido de tradição e prestígio.
O troféu do Mundial de Basquetebol da FIBA tem 60 centímetros de altura, 13 a mais que o anterior, e está entre os troféus desportivos mais altos.
O novo troféu da Copa do Mundo de Basquete da Fiba foi desenhado por Radiant e feito à mão pelo ourives Thomas Lyte.
Tags
Desporto