Um grupo de 14 jovens angolanos beneficia, a partir de Junho, nos Estados Unidos da América, de uma bolsa de estudo “Mandela Washington Fellowship 2023”.
Segundo o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe, Tulinabo Mushingi, os selecionados estão a iniciar uma jornada que mais de 5.800 jovens líderes africanos completaram desde 2014.
Tulinabo Mushingi explicou que a formação terá a duração de seis semanas, em 28 universidades dos Estados Unidos, nos domínios de negócios, engajamento cívico e gestão pública.
Ao longo da formação, explicou, os estudantes vão conviver com cerca de 700 jovens líderes africanos de 49 países da região subsaariana e com americanos.
"Os seleccionados vão conhecer novos amigos, unidos pelo objectivo comum de melhorar vidas e impactar comunidades”, sublinhou o diplomata, acrescentando que um dos critérios de selecção é ter entre 18 e 35 anos e estar a fazer trabalho em prol da comunidade.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe deu a conhecer que as bolsas de estudos Mandela Washington Fellowship visam, entre outros aspectos, o desenvolvimento de lideranças e o aumento do acesso ao treinamento de habilidades entre mulheres e outros grupos sub-representados.
Cristiana dos Santos, formada em Administração Pública, disse sentir-se honrada por ter sido seleccionada entre as mais de cinquenta mil candidaturas em Africa. "É uma grande oportunidade de melhorar o nosso trabalho e contribuir para o desenvolvimento das comunidades”.
Alfredo Seca, professor de Inglês há oito anos e seleccionado para aprimorar conhecimentos na área de liderança cívica, olha para esta oportunidade uma forma de melhorar o trabalho que tem sido feito nas comunidades.
De São Tomé e Príncipe veio a jovem Leonilde de Carvalho, formada em Medicina, que vai aprimorar conhecimentos sobre liderança e engajamento cívico. Descreve o projecto como uma grande oportunidade para que jovens façam a diferença.
"Sabemos que os jovens são o motor da mudança. Com esta oportunidade vamos adquirir mais conhecimento e habilidades para fazer a diferença nas comunidades onde estamos inseridos”, disse a seleccionada para a bolsa de estudos "Mandela Washington Fellowship 2023”.
Entre os 17 jovens talentosos angolanos e são-tomenses seleccionados para a bolsa de estudos "Mandela Washington Fellowship” constam nove de Luanda, um do Huambo, um de Benguela, dois do Cuito, um do Cuando-Cubango e três de São Tomé e Príncipe.
Fonte: Jornal de Angola
Tags
Sociedade