Três matadouros, dos 11 existentes nos arredores do Mercado do 30, no distrito urbano da Baia, município de Viana, em Luanda, foram encerrados terça-feira , por falta de higiene.
O encerramento foi feito depois da visita de inspecção de uma equipa multissectorial da Administração Municipal ao local para aferir o estado dos matadouros.
Em declarações à imprensa, o líder da equipa multissectorial, António Kiala, informou que os três matadouros encontravam-se em condições inaceitáveis de higiene e as suas actividades foram suspensas por 15 dias até que sejam melhoradas as condições.
O também director municipal de Promoção e Desenvolvimento Económico Integrado disse que o trabalho de inspecção visou constatar se o abate dos animais é feito em locais apropriados.
A equipa era composta por técnicos da Saúde, Veterinária, Agricultura, SIC e da ANIESA. Viana é um município da província de Luanda situado a 18 quilómetros da capital do país É limitado a Norte pelo município do Cacuaco, a Leste pelo município de Ícolo e Bengo, a Sul pelo município da Quissama e a Oeste pelos municípios de Belas, Kilamba Kiaxi e Talatona.
Até 2018, a municipalidade tinha uma população estimada em 1 838 291 habitantes.
Tags
Economia