Braga defronta Backa Topola na pré-eliminatória


O Sp. Braga vai defrontar o Backa Topola, da Sérvia, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O sorteio aconteceu ontem, segunda-feira, de manhã em Nyon. Os arsenalistas vão jogar a primeira mão em casa, a 8 ou 9 de Agosto, e a segunda mão na Sérvia, no dia 15 do mesmo mês.

O Backa Topola é um clube desconhecido da elite do futebol, sendo esta a primeira vez que está nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

Conhecido internamente como TSC (as iniciais de Topolyai Sport Club), é natural de Backa Topola, precisamente, e é a segunda equipa mais antiga da Liga Sérvia nesta altura, tendo sido fundado em 1912, quando Backa Topola pertencia ao império austro-húngaro.

Refira-se, a esse propósito, que o clube ainda chegou a competir na II Liga húngara, nos anos anteriores à II Guerra Mundial. Com o fim da Grande Guerra, o Backa Topola foi reintegrado no campeonato jugoslavo e percorreu uma longa carreira nas divisões mais baixas.

Há menos de dez anos, aliás, ainda disputava as divisões regionais de Backa. Em 2015, foi promovido à II Liga Sérvia e em 2020 subiu à I Liga. Desde então, terminou em quarto no ano de estreia e conseguiu o segundo lugar na temporada passada.

Tem um novo estádio inaugurado em 2021 com lugar para 4.500 pessoas e foi o clube que formou Dusan Tadic, um dos melhores jogadores sérvios da última década, que é natural da cidade de Backa Topola e jogou no clube local até aos 14 anos.

Se ultrapassar este adversário, a equipa de Artur Jorge tem ainda de jogar o play-off para entrar na fase de grupos da Champions.

O treinador Artur Jorge deixou elogios ao Backa Topola, adversário saído ontem no sorteio, mas frisou a ambição do Sporting de Braga em seguir em frente na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol.

"Estamos a falar de uma fase de apuramento para a Liga dos Campeões, por isso não há equipas fáceis. Esta é uma equipa que terminou em segundo lugar no campeonato sérvio, que é tradicionalmente muito forte em termos físicos e muito intensos", avaliou.

"Vamos agora procurar ter mais profundidade na análise ao adversário, perceber a forma como joga, para irmos em busca do nosso objectivo, que é superar o adversário e entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões", afirmou, citado pelo sítio oficial dos minhotos, comentando o sorteio ontem realizado em Nyon, na Suíça.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem