Data de adesão da Ucrânia não consta da discussão


O chefe da diplomacia húngara, Péter Szijjártó, avançou, esta terça-feira, à imprensa, que o tema sobre a adesão da Ucrânia à OTAN, ou a data que isto vai acontecer, não consta na agenda de discussão da Cimeira de Vilnius, na Lituânia.

Por outro lado, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte disse que neste encontro não vai sair qualquer decisão sobre o assunto. "Não haverá decisão final a ser tomada", disse Stoltenberg.

Segundo o homem forte da organização, o que vai sair da Cimeira é uma "mensagem clara e forte” sobre o apoio da OTAN à Ucrânia.

De acordo com o jornal Expresso, o dinamarquês afirmou que "as consultas” sobre a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte "estão a decorrer”. Além disso, mostrou-se confiante que os aliados vão "concordar com uma mensagem muito clara no que diz respeito à Ucrânia”.

Stoltenberg declarou que os 31 aliados - nos quais agora se inclui a Finlândia, que vai participar, pela primeira vez, numa Cimeira, em que vão tomar outras decisões sobre a Ucrânia, incluindo um plano plurianual de assistência militar para o país combater a invasão russa do seu território. O compromisso de investimento na defesa "mais ambicioso” deve trazer um aumento de 8,3% nos gastos este ano, disse.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem