O presidente da Liga de Portugal, Pedro Proença está de acordo com a medida que o Conselho de Arbitragem da Federação Por-tuguesa de Futebol vai implementar esta época, que consiste na divulgação de algumas comunicações áudio com o videoárbitro (VAR) nos jogos da I Liga.
"Um passo rumo ao objectivo central: aproximar o jogo e os seus protagonistas do adepto. Parabéns ao Conselho de Arbitragem e ao seu presidente, José Gomes, pela iniciativa", escreveu o dirigente nas redes sociais.
Ontem, segunda-feira, em comunicado, o CA explicou que a divulgação de algumas comunicações tem um objectivo pedagógico, na linha do que sempre considerou ser a prática adequada.
"Tal como sucedeu na primeira temporada de introdução do VAR em Portugal, o Conselho de Arbitragem é da opinião que a divulgação de áudios auxilia a total compreensão da função de arbitrar", refere o organismo em comunicado, acrescentando: "De resto, o mesmo acontece com a publicitação dos relatórios de arbitragem".
O CA considera que "em 2017, provavelmente por tudo ser novo, o impacto da divulgação dos áudios não foi o desejado, tendo até contribuído para que o ruído em torno da ferramenta aumentasse, sem benefício para o jogo".
No entanto, passados sete anos da introdução do VAR nas competições de futebol, o CA "entende que existe suficiente conhecimento e maturidade entre agentes do futebol e adeptos, o que permitirá tornar esta divulgação algo normal e útil".
Tags
Desporto