Equipas angolanas conhecem adversários


O Petro de Luanda, isento da primeira eliminatória da Champions, assim como as outras sete equipas que disputarão a inédita Superliga, conhece esta tarde, a partir das 14h00, o adversário com quem vai discutir o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

O sorteio a ser realizado no Cairo, sede da CAF, vai igualmente ditar os oponentes do 1º de Agosto na maior competição de clubes de África, o Sagrada e Académica do Lobito, na Taça da Confederação.

O campeão nacional obteve desempenhos aceitáveis nas últimas edições da Champions, razão pela qual foi dispensado da primeira preliminar da competição.

O emblema tricolor fracassou na fase de grupos na época passada, mas conseguiu contrabalançar a decepção com a semi-final em 2021/22, que lhe deu o privilégio de manter o mesmo estatuto do Al Ahly, do Egipto, campeão em título.

Constam ainda deste grupo restrito, o Wydad de Marrocos, finalista vencido, TP Mazembe da RDC, Enyimba da Nigéria, Esperance, Tunísia, Mamelodi Sundowns, África do Sul, e Simba, Tanzânia, formações que entram em cena na última eliminatória.

Além do Petro de Luanda, Angola tem mais uma vaga na Champions, que pelo segundo ano consecutivo será preenchido pelo 1º de Agosto. Ao contrário do privilegiado rival, os militares vão ter de entrar mais cedo em prova e disputar mais eliminatórias para a chegar à fase de grupos.

Primeira equipa angolana a jogar a competição dos campeões africanos, o 1º de Agosto é dos mais assíduos na maior prova de clubes do continente. Os rubro- negros fizeram a estreia oficial na Taça dos Clubes Campeões, hoje Liga em 1980. A melhor campanha aconteceu em 2018 ao atingir às meias-finais.

O sorteio das afrotaças vai começar com a Taça da Confederação, competição na qual também há duas equipas angolanas, o Sagrada Esperança, terceiro classificado do Girabola 2022/2023, e a Académica do Lobito que beneficia da condição de finalista vencido da taça.

Curiosamente, diamantíferos e estudantes nem precisaram aguardar pelo sorteio para começarem a preparar a temporada 2023/24, mas apenas esta tarde terão a certeza absoluta de quando e onde poderão entrar em cena na Taça da Confederação, a segunda competição de clubes mais importante do futebol africano.

Nos últimos dias, têm surgido notícias oficiais que colocam em dúvida a presença do maior clube do Lobito na temporada que se avizinha.

Facto é que, em meio às constantes possibilidades de desistência, o presidente Luís Borges em entrevista ao Jornal dos Desportos, edição de ontem, deixou ler nas entrelinhas que os estudantes acautelaram toda "vertente administrativa e desportiva,” pelo que ainda aguardam pela resposta final do patrocinador para "desistir das competições de alto rendimento,” o que inclui a Taça da Confederação.

Em relação ao Sagrada Esperança, a equipa aguarda pelo desenrolar do sorteio para conhecer, quem realmente será o primeiro oponente na competição.

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem