CAN’2023: Cabo Verde surpreende Ghana no jogo de estreia

A Selecção de Cabo Verde derrotou ontem a similar do Ghana, por 2-1, no encerramento da primeira jornada (Grupo B), do Campeonato Africano das Nações de futebol (CAN’2023), que decorre na Côte d’Ivoire até ao dia 11 de Fevereiro.

Os golos do encontro, disputado no Estádio Felix Houphout- Boagny, em Abidjan, foram apontados por Jamiro Monteiro, aos 17 minutos e Garry Rodrigues (90+2) para os cabo-verdianos, Alexandre Djiku, aos 56’ marcou para os ghanenses.

Com este resultado, Cabo Verde lidera com três pontos, mais dois que o Egipto e Moçambique nos lugares seguintes. Ghana é o último sem pontuar.

Na próxima ronda, Cabo Verde enfrenta Moçambique, num confronto entre equipas que falam português e Egipto/ Ghana. Angola joga hoje (15) às 21 horas diante da similar da Argélia para o grupo D.

Antes, a superpoderosa Nigéria de Victor Oshimen, das selecções candidatas à conquista do título, protagonizou ontem uma das primeiras surpresas no Campeonato Africano das Nações (CAN) ao empatar por 1-1 com a destemida Guiné Equatorial, no jogo que marcou o encerramento da primeira jornada do grupo A.

Foi exactamente o astro do Napoli quem salvou as Super Águias ao empatar a partida apenas dois minutos depois de Ibán Salvador marcar para os guineenses equatoriais, aos 36 minutos. Os guineenses da pátria de Teodoro Obiang Nguema, apesar da pressão exercida por parte da equipa adversária, não se deixaram intimidar, aliás, foram eles os primeiros a marcar, ao minuto 36 da primeira parte, dos pés de Ibán Salvador, jogador de 25 anos que nasceu em Espanha.

Inconformada com o golo dos guineenses, inicialmente tidos como um dos menos poderosos do grupo, a Nigéria, no minuto 38, repôs a igualdade, por intermédio de Victor Osimhen, melhor jogador africano de 2023, segundo a Confederação Africana de Futebol (CAF). A Nigéria claramente mostrou qualidade e superioridade e tentou pressionar mais, mas a Guiné Equatorial não deixou, tendo consegui- do equilibrar os números de posse de bola, foi 51% para as selecção das Super Águias, contra 49% da La Roja de África.

Mesmo com menos posse de bola, a selecção da Guiné Equatorial conseguiu impor mais jogadas em alta velocidade, onde as hipóteses de golo começaram a surgir desde o início da etapa final da partida. Os minutos finais do encontro foram marcados por uma tímida pressão que a Nigéria, que, conforme o seu histórico, partiu para o confronto como digno para a conquista dos três pontos. Em campo, a Guiné Equatorial veio provar que os históricos nem sempre jogam e que os outros também trabalham.

Jogos do dia

Para além do jogo de Angola com a Argélia, para o Grupo D, para o dia de hoje estão ainda programados os jogos Senegal-Gâmbia às 15h00, e Camarões-Guiné Conacri, às 18h00 ambos para o Grupo C.

Fonte: JA

Enviar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem